Lesões Ortopédicas
Oct 19

Sobre as lesões cartilaginosas

Distribuíndo as cargas aplicadas à articulação

A cartilagem é um tecido que reveste as articulações do corpo e tem a função básica de absorver e melhor distrubuir as cargas aplicadas. Isso ocorre devido a seu alto potencial de deformação plástica e por propriedades hidráulicas do líquido que auxilia na "lubrificação" articular, também conhecido como líquido sinovial. É rico em fibras de colágeno tipo II e é dividida em 4 camadas de células, denominadas condrócitos, que vão desde a superfície articular até o osso.
São elas (figura 1):

Leia mais...
Oct 19

Síndromes femoropatelares

Dentre os maiores desafios da ortopedia atual, encontram-se as síndromes femoropatelares, ou dor anterior do Joelho.São um conjunto de doenças que traduzem o mau funcionamento do "deslizamento" da Patela (Rótula) contra o Fêmur. Seu estudo iniciou- se desde a era pré-cristã, como demostram os estudos de Galeno em 200 DC, que lhe desidnou tratamento com bandagens.

De uma maneira geral, em decorrencia de alterações antropométricas, maior longevidade e maior preocura a arividades esportivas, sua incidencia tem aumentado cada vez mais e clinicas de ortopedia e seu diagnostico e manejo vão ditar a competência do profissional.

Leia mais...
Oct 19

Síndromes Compressivas do Punho

Síndrome Compressiva do Punho

As síndromes compressivas ao nível do punho são eventos comuns da prática clinica e estão relacionados ao gesto esportivo mantido por longo período, como, por exemplo o fato de se manter a mão à manopla da bicicleta, com o punho em extensão forçada.Também podem ser desencadeadas de forma aguda, como, por exemplo, após contusões no punho, com hematoma causando LESÃO OCUPADORA DE ESPAÇO.

A Síndrome do Tunel Carpal ocorre quando há acometimento do Nervo Mediano em seu trajeto no punho, no tunel carpeano, em conjunto com os flexores superficiais e profundo dos dedos.

Leia mais...
Oct 19

Síndrome da banda Ileotibial, o pior inimigo do corredor de aventura

Extremamente comum entre corredores, a síndrome do atrito da banda Ileotibial (SABI) é uma causa comum de dor lateral do joelho.

Considerada como “overuse”, ou esforço repetitivo e, geralmente tratada com sucesso com uma abordagem conservadora.

Leia mais...
Oct 19

O que é a condromalácia do joelho?

O joelho é uma articulação que trabalha proximo a seus limites fisiologicos.

Por que o joelho doi?

Para entender por que o joelho dói, é necessário primeiro conhecer o conceito do "aparelho extensor" , que compõe-se da patela, da massa muscular anterior da coxa, um forte músculo chamado quadriceps e dos tendões quadricipital e patelar. Como o proprio nome diz, a  função deste conjunto e a de estender o joelho, movimento necessário para, por exemplo, chutar uma bola.

Leia mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >> Página 1 de 3