Cuidados com a Saude
Oct 24

Esporte e produção de energia

 

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares.

A energia que precisamos para realização de processos celulares, provém de nutrientes que estão em nossa alimentação, porém, esta energia não é diretamente repassada dos nutrientes para as células.

Em primeiro lugar, esta energia é utilizada para a síntese de um composto chamado ATP, daí, esta energia será utilizada pelas diversas células em nosso organismo.

Para haver ATP é necessário uma ressíntese constante das moléculas já utilizadas. Isto acontece porque a quantidade de ATP nas células é muito pequena. O ATP é ressintetizado a partir dos produtos finais de sua quebra, o ADP e o fosfato.

Leia mais...
Oct 24

Nutrição Esportiva nos esportes de aventura

Alimentação de atletas de aventura

A alimentação de um atleta de aventura acontece dia-a-dia e não só durante a prova. Cada etapa da dieta é responsável diretamente pela performance do atleta. E pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso em uma competição, junto com outros fatores, como o treinamento, repouso e condições da competição.

Leia mais...
Oct 24

A importância do condicionamento físico na prática de esportes de aventura

 

Bem sabemos que nós humanos fomos criados para vivermos em ambiente natural, dependendo apenas de nossas qualidades físicas para a sobrevivência.

Mas a evolução não cessa e à partir da Revolução Industrial as progressões tecnológicas nos trouxeram como consequência uma sociedade automatizada e sedentária. A adoção generalizada de hábitos anti-naturais acarreta graves riscos para o organismo, tendo em vista o pouco tempo que dispomos para a prática de atividades físicas; que agora assume caráter preventivo, objetivando preservar e minimizar fatores de risco para a saúde, melhorando os níveis de qualidade de vida. Embora a obtenção do condicionamento físico ideal possa ser um objetivo comum, os meios para atingi-lo variam e dependem muito das características e metas pessoais do indivíduo que se submete aos exercícios.

Leia mais...
Oct 19

Considerações sobre preparação física e musculação

Por Dr. Iversen

Musculação não serve somente para ficar “fortinho”. Na minha opinião é uma das formas mais completas de atividade física porque pode atender as mais diversas finalidades.

Dependendo da maneira que se executa o exercício a musculação permite: Ganho de massa muscular (para os fisiculturistas), ganho de resistência física, melhoria do desempenho cardio respiratório, trabalho específico de grupos musculares isolados (o que pode ser utilizado como técnica fisioterápica para restabelecer o equilíbrio entre os grupos musculares e/ou trabalhar grupos musculares que apresentem alguma deficiência bem como o reforço articular). Alem disso, executar os exercícios de Musculação em aparelhos é a melhor maneira de evitar danos causados pela sobrecarga e com isso prevenir lesões articulares graves.

Leia mais...
Oct 19

Nutrição em Corrida de Aventura

Para falar em nutrição, é preciso dividir o assunto dependendo do tipo de atividade esportiva que é desenvolvida.

Para quem pratica esportes eventualmente, não tem uma rotina de treinos, não há nenhuma necessidade especial em termos de nutrição, pois uma alimentação balanceada fornece tudo que o desportista eventual necessita.

Leia mais...
Mais Artigos...
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >> Página 1 de 2