Canoagem
Oct 20

Sobre o Rafting

por José Pupo

O Rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos por um Instrutor, responsável pela orientação do grupo durante o percurso. O esporte é praticado em forma de lazer e competição. A estrutura de lazer está geralmente associada a empresas que oferecem a atividade, fornecendo toda a infra-estrutura necessária aos participantes. Como esporte de competição, as equipes são autônomas, e têm os seus próprios equipamentos. Algumas equipes representam empresas que operam o rafting comercialmente, mas isto não é uma regra.

Como em qualquer esporte de aventura, a segurança dos participantes é a principal fonte de preocupação dos praticantes. Os dois pontos principais para garantir a segurança são os equipamentos utilizados e o conhecimento técnico dos Instrutores.

Os equipamentos de segurança obrigatórios aos participantes de Descida de Rio são colete salva-vidas, capacete e calçado com sola de borracha. Para os rios com muitas pedras e/ou águas muito geladas é recomendado o uso de roupa de neoprene de 3mm. Para o time de descida como um todo, ao menos um kit completo de 1os Socorros, Kit de Resgate e Instrutores equipados com cabo de resgate, polias, apito, faca, mosquetões e flip line.

Leia mais...
Oct 20

Lesões no Rafting

Lesões ortopédicas

Ao contrario do que comumente se pensa, o rafting é uma modalidade que exige integridade de articulações, desde a mão ao quadril, cuja finalidade será a transmissão energética da força da remada dos membros superiores ao bote, deslizando-o na água.

 

Leia mais...