Trekking
Oct 23

Sobre o Trekking

 

Bons Ventos!

No mundo atual, esquecemos aquilo que nos ajudou a mudar a trajetória humana; sempre fomos caminhantes e para sobreviver, tivemos que povoar o mundo a pé, buscando novos horizontes e assim dando origem a todas as civilizações.

Cada vez mais crescente, "o trekking", prática mais antiga de convívio com a natureza, se mostra uma modalidade especial para o relaxamento, prazer, auto conhecimento, troca de culturas, compartilhamento de experiências, superação, motivação, espiritualidade e consciência ambiental.

"Quem melhor cuida do meio ambiente é quem conhece e convive com natureza".

O que buscamos quando decidimos enfrentar uma aventura?

Leia mais...
Oct 23

Lesões do Trekking

A) Pés

O contato constante com água e a fricção com o calçado durante a marcha podem desencadear as famosas "bolhas", que nada mais são que um mecanismo do organismo de impedir a progressão da descamação da epiderme. Para que isso seja evitado, deve-se ter tênis de tamanho apropriado e proteger áreas suscetíveis com bandagens e esparadrapos.

Unhas também costumam ser lesadas, principalmente quando estão muito grandes e/ou o calçado está muito apertado. É comum o praticante observar hematomas subungueais (em baixo da unha). Portanto, mais uma vez, o tênis deve ser de tamanho apropriado e unhas muito bem aparadas um dia antes do esporte.

Uma condição mais rara, porém mais grave inclui o chamado"frostbite", lesão desencadeada em ambiente frio, onde a vasoconstricção aguda pode causar isquemia (tecido sobre por falta de aporte de sangue) com probabilidade de necrose e morte tecidual. O tratamento imediato iclui aquecimento imediato,curativos com creme hidratante ou soro fisiológico e proteção com gases ou Rayon.

 

Leia mais...