Corrida
Oct 20

A historia das corridas de Aventura

Corridas de Aventura são provas multidisciplinares de longa duração (variam de 1 a 10 dias, podem ter de 45km á 1.100km) . São disputadas em equipes ( em geral mistas, com quatro integrantes).

O universo de modalidades é extenso, as mais presentes são:

canoagem; trekking; mountain bike; técnicas verticais e orientação cartográfica. No entanto, a principal modalidade é a orientação cartográfica, que consiste na escolha e acompanhamento de rotas com a utilização de cartas topográficas e bússolas.

Leia mais...
Oct 20

Lesões na corrida de aventura

 

Assim como em qualquer modalidade de esportes de aventura, a corrida de aventura tem seu leque de possíveis lesões que, nada mais são que uma somatória das lesões descritas nas outras modalidades. A grande diferença aqui é que o período de exposição do corpo humano aos fatores ambientais, somado aos fatores pre-dispositivos pessoais crescem de maneira exponencial. Por exemplo: um desarranjo femoropatelar manifestado por dor ou estalido no joelho, que começou no trekking pode se agravar na bike, na canoagem e, novamente na escalada.

Embora a literatura seja extremamente escassa em publicações sobre esta novíssima modalidade esportiva, a impressão que se tem no dia a dia é que o atleta deve ter seus índices antropométricos perfeitamente ajustados para o esporte. Ao contrario de outras modalidades, uma articulação com pouca flexibilidade ou uma dor crônica recidivante pode tornar a corrida de aventura, um suplício.

Leia mais...