Mergulho
Oct 23

Sobre o Mergulho

Planeta Água !

Historicamente a humanidade é fascinada pelo mar, tentando explora-lo das mais diversas formas desde os tempos mais remotos. E o que podemos afirmar hoje, é que o homem conhece muito mais sobre o espaço, do que sobre o mar, levando em conta as proporções, podemos dizer que o mar é o quintal das nossas casas, e mesmo assim, não o conhecemos direito. Se conhecêssemos ao menos um pouquinho, talvez as atitudes praticadas contra ele seriam bem menores. Felizmente com o aumento dos estudos sobre o mar, e, acreditem se quiser, com o aumento da prática do mergulho, as pessoas estão se conscientizando mais e mais sobre o assunto, se tornando formadores de opinião e defensores do meio ambiente.
Depois de conhecer a fragilidade de um coral, saber o quanto demora para ele se desenvolver, ver e sentir a voracidade de uma pequena "donzelinha" defendendo seu território, sentir a paz proporcionada por um bando de golfinhos pulando na frente do barco, etc... Aí sim, fazemos do mar a extensão de nossas casas, aprendemos a respeitar seus moradores, e temos a consciência de sua força, tamanho e beleza. Em um ambiente onde tudo se encaixa, onde tudo funciona perfeitamente.

Leia mais...
Oct 23

Fisiologia do mergulho

Quando seres humanos mergulham, são submetidos à condição denominada Hiperbarismo, onde, para não colabarem, os pulmões são enchidos em pressões elevadas, expondo o sangue nos alvéolos também à mesma condição.

Segundo a Lei de Boyle,a profundidade da agua causa redução do volume dos gases nos pulmões. Exemplo : Ao nivel do mar (1 atm), um pulmão contendo 1L de ar terá seu volume reduzido confme o mergulhador desce em profundidade. Após 10m ( 2 atm ) o volume de ar cairá para 1/2 L. A 70m (8 atm) o volume será de 1/8 L e assim sucessivamente.

O Hiperbarismo,por sua vez, leva a alterações na absorção e transporte de gases no organismo. O ar que respiramos é composto basicamente por oxigenio, nitrogênio e gás carbonico. Havendo pressão gasosa alveolar aumentada, haverá hiperabsorção destes gases e isso poderá levar a efeitos deletérios, desde que não sejam seguidas as regras básicas do mergulho.

Leia mais...
Oct 23

Regras de ouro para uma penetração segura em naufrágios

Roberto Trindade, conhecido instrutor de resgate e mergulho no Brasil, dá dicas para mergulhadores planejarem seus mergulhos em naufrágios. Elas valem para iniciantes e até para os mais experientes.

Por: Roberto Trindade

1- Trabalhem em equipe. Contem com mergulhadores qualificados e treinados em mergulho em naufrágios.

2- Façam uma detalhada pesquisa, coletando através de diferentes fontes e, sempre que possível, o maior número de informações a respeito, tais como motivo do afundamento, posição do navio no fundo, condições atuais do naufrágio...

3 - Tenham a certeza de que a carga, se eventualmente ainda não resgatada, não oferece risco aos mergulhadores, como por exemplo no caso de produtos químicos perigosos ou material bélico.

4 - Identifiquem a localização do naufrágio e extraiam posições precisas nas cartas náuticas de detalhe da região e no GPS.

5 - Informem-se com outros mergulhadores e pescadores da região a respeito das condições ambientais ( profundidade, temperatura da água, correntes predominantes, visibilidade, tipo de fundo, ventos, marés...)

Leia mais...