Oct 24

A importância do condicionamento físico na prática de esportes de aventura

 

Bem sabemos que nós humanos fomos criados para vivermos em ambiente natural, dependendo apenas de nossas qualidades físicas para a sobrevivência.

Mas a evolução não cessa e à partir da Revolução Industrial as progressões tecnológicas nos trouxeram como consequência uma sociedade automatizada e sedentária. A adoção generalizada de hábitos anti-naturais acarreta graves riscos para o organismo, tendo em vista o pouco tempo que dispomos para a prática de atividades físicas; que agora assume caráter preventivo, objetivando preservar e minimizar fatores de risco para a saúde, melhorando os níveis de qualidade de vida. Embora a obtenção do condicionamento físico ideal possa ser um objetivo comum, os meios para atingi-lo variam e dependem muito das características e metas pessoais do indivíduo que se submete aos exercícios.

 

Quando nos propomos a 'voltar às origens' subindo montanha à pé, atravessando rio à nado, indo de uma copa de árvore a outra através de uma corda, entre outros, devemos estar com o corpo em forma; em condições de realizar todas essas atividades sem levar para casa nenhuma lesão que nos impossibilite de outras aventuras .

E é justamente aí que mora o segredo de um passeio ciclístico cheio de boas recordações,por exemplo! A prática regular de alguma atividade física além de promover fortalecimento cárdio-vascular é responsável também pelo bom peparo musculo-esquelético.

Para os interessados no ingresso do mundo dos Esportes de Aventura sugiro algo simples como a combinação de uma atividade dentro d'água e outra terrestre. Em 02 horas por dia, 03 vezes por semana é possível adquirir um condicionamento físico que permita qualquer aventura com segurança.

O ideal é procurar uma academia ou clube e conversar com o professor de Educação Física que irá fazer o acompanhamento, além de revelar todo o histórico esportivo e, principalmente, os objetivos que se deseja atingir.

Vale ressaltar a extrema importância de uma avaliação médica detalhada para o início das atividades!

 

Perguntas mais frequentes:

 

01) Qual a quantidade de exercícios devo praticar durante a semana para ter uma boa performance durante esportes de aventura?

Depende da tua condição física! Após realizada avaliação física e médica o ideal é seguir um programa que se adeque ao teu estado atual.Em média 02 horas diárias de atividade aeróbia combinada a exercícios de força e resistência muscular 3 vezes por semana podem ser o suficiente para um condicionamento ideal para a prática de esportes de aventura.

 

02) Qual modalidade de atividade em academia poderia por sí só condicionar para qualquer esporte de aventura?

Na minha opinião a natação tem essa capacidade.

 

03) Quantas vezes por semana devo praticar academia para me condicionar ?

De duas a três vezes por semana.

 

04) Quais grupos musculares devo preparar nos membros inferiores?

O ideal seria TODOS, mas considerarei como principais os seguintes grupos musculares: quadríceps, isquiotibias, tríceps da perna, dorsi-flexores e flexores-plantar.

 

05) Quais grupos musculares devo preparar nos membros superiores?

Também acredito que o ideal seja trabalhar todos para que haja equilíbrio de força nos momentos de solicitação, no entanto considerarei como principais: bíceps e tríceps braquiais, músculos do punho e ante-braço,bem como os MM que compõe o cíngulo escapular como manguito rotator e deltóides.

 

06) Qual a importância do alongamento muscular? Como trabalhá-lo e quantas vezes por semana?

O alongamento muscular é importante não só para aumentar a flexibilidade músculo-articular mas também serve como aquecimento para preparar a musculatura antes da atividade, bem como para relaxá-la após a prática esportiva. Pode ser tomado como atividade profilática a fim de serem evitadas lesões por esforço repetitivo, por exemplo. Porém, o ideal seria alongar os principais grupos musculares todos os dias por 30 segundos cada. Não sendo possível a prática diária, 3 vezes por semana pode ser considerado suficiente.

 

07) Qual modalidade de exercício físico pode "atrapalhar" na performance de esportes de aventura?

Não acredito que alguma 'modalidade de exercício físico' possa atrapalhar em qualquer prática de outra modalidade física.

 

08)Sou tabagista, sedentário e tenho barriga. Até hoje só pratiquei arremesso de bituca e levantamento de copo, mas quero reverter esta situação. Como devo começar?

Procure um médico e em seguida um professor de Educação Física.

 

09) Acabei de sair de uma gestação e tenho interesse nos esportes de aventura. Como devo começar meu condicionamento?

Após a liberação médica para atividades físicas poderá escolher qualquer atividade de solo combinada a alguma atividade aquática, frequentando a academia no mínimo 3 vezes por semana.

 

10) Qual das modalidades de atividade em academia tem um condicionamento mais rápido?

Condicionamento físico é um estado de equilíbrio entre os sistemas músculo-esquelético e cárdio-vascular. O tempo necessário para se atingir esse nível é individual, porém pode-se considerar uma média de 03 meses para tal.

 

 

Cristiane Ferreira
Professora de Educação Física formada pela UNISA- 1993
Personal Trainer
Professora de natação, hidroginástica e deep-running no Cepeusp
Professora de natação e hidroginástica nas academias Classe "A" e Bioácqua.
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